Quais são os benefícios da fisioterapia no pré-parto?

O corpo feminino passa por diversas alterações durante a gestação. O crescimento e desenvolvimento do bebê promove mudanças físicas e hormonais, o que pode provocar vários desconfortos.
 
 O corpo feminino passa por diversas alterações durante a gestação. O crescimento e desenvolvimento do bebê promove mudanças físicas e hormonais, o que pode provocar vários desconfortos.

Diante disso, uma abordagem fisioterapêutica no pré-parto faz com que essas transformações causem menos desconforto, além de reduzir as chances de problemas de saúde e contribuir para o bom desenvolvimento do feto. 

Continue a leitura para entender melhor como isso funciona e quais são as vantagens da fisioterapia no pré-parto! 

Como é realizado o tratamento fisioterapêutico durante a gestação?

A gravidez é um momento importante em todos os aspectos, inclusive no que diz respeito à saúde. A fisioterapia obstétrica é uma especialidade da fisioterapia que atua no cuidado da mulher durante a gestação, parto e pós-parto. 

Cada uma dessas etapas tem necessidades e características diferentes. Portanto, é necessário que o tratamento também seja específico e acompanhado de perto por um profissional especializado.

Geralmente, o trabalho fisioterapêutico no pré-parto começa no segundo trimestre da gestação e envolve várias ações, como de atividades de fortalecimento do períneo, exercícios de respiração, pilates e alongamento.

Vantagens da fisioterapia no pré-parto

Se feito com o acompanhamento de um profissional especializado, a fisioterapia pode trazer uma série de benefícios durante o pré-parto. A seguir, vamos citar e explicar os principais.

Reduz as dores da gravidez

Com o passar dos meses, a maioria das mulheres grávidas começa a sentir dores nas regiões lombar e pélvica. Também é comum sentir incômodos nas pernas e pés por conta do aumento de peso. As atividades fisioterapeutas reduzem esses desconfortos e trazem mais qualidade de vida para as gestantes.

Melhora a circulação sanguínea e inchaço

Problemas de circulação sanguínea são comuns na gravidez por conta das mudanças corporais, comportamentais e hormonais. 

Por isso, é comum ver mulheres com tornozelos, pés e mãos inchados devido ao líquido que se acumula nessas regiões. As abordagens terapêuticas contribuem para que a circulação seja realizada de forma satisfatória.

Fortalece os músculos do assoalho pélvico

A fisioterapia obstétrica realiza várias atividades para  trabalhar o assoalho pélvico. Essa região fica muito sobrecarregada durante a gravidez devido ao peso uterino e é muito importante fazer o fortalecimento dessa rede de músculos. Esse trabalho contribui para a distensão dessa região no momento do parto, o que reduz as chances de lesões.

Reduz o estresse

As mudanças no corpo e a ansiedade pela chegada do bebê são apenas alguns dos fatores que provocam o estresse durante a gestação. A realização dos exercícios, as atividades de respiração e a redução das dores físicas por conta da fisioterapia tornam o processo de gestação mais tranquilo — o que beneficia a mulher e o bebê.

Gostou de entender os benefícios da fisioterapia no pré-parto? 


Leia também:
- Resultados do tratamento a laser nas lesões mamilares e de períneo.

Gostou deste post?
Ajude-nos a divulgar o mesmo!
Compartilhe ...

Whatsapp ×

Preencha o formulário abaixo para iniciar a conversa: